FGTS – Saque Emergencial

Em razão da pandemia do coronavírus, foi liberado pela Caixa Econômica os saques emergenciais do FGTS que vão até o dia 14 de novembro. Porém, com esta possibilidade fica a dúvida: vale a pena sacar o valor ou é melhor deixá-lo rendendo?

Há algum tempo, a opção pelo saque seria praticamente unanime devido ao baixo rendimento da modalidade. Atualmente, por conta da Taxa Básica de Juros (Selic) ao menor patamar na história, o conselho mudou.

Os especialistas orientam que o saque só deve ser feito se o trabalhador tiver dívidas a pagar ou se quiser formar uma reserva para emergências.

Investir o dinheiro do FGTS não vale a pena

Novamente devido a nova taxa Selic que está em 2,25% ao ano, manter o dinheiro no próprio fundo rende mais. O rendimento do FGTS é de 3% ao ano acrescido da Taxa de Referência (TR, em zero no momento) e não sofre cobrança de Imposto de Renda.

Betty Grobman, especialista e professora de finanças da BSG DuoPrata, FIA/B3, fez um cálculo para estimar quando os R$1.045 do FGTS renderiam em um ano, em alguns dos principais investidores conservadores mais conhecidos:

Rolar para cima